quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto Audiovisual Vídeo-Reportagem, elaborado pelos alunos.

Explicação do termos da linguagem técnica utlizados no meio audio-visual para o bom andamento do projeto audiovisual vídeo-reportagem eleborado pelos alunos:

Leia atentamente a explicação de cada termo; estude cada um e aplique-os na elaboração do trabalho do grupo. Antes de começar e a sair filmando, faça um esquema, um esbolço da elaboração, divisão das tarefas, busca de conteúdos, entrevista (se for o caso), coleta de dados, imagens, equipamentos necessários (utilizando os recursos e serviços on-line, diversas ferramentas Web 2.0, que permitem uso, compartilhamento e produção de conteúdo, por exemplo em formato de texto (Wikipédia, Google Docs), de slides (SlideShare), de vídeos (You Tube), de histórias em quadrinhos (ToonDoo, Hagaquê), livros de histórias e de geografia, de fotos (Picasa, Flickr), de desenhos (FatPaint), de blogs (Blogger, WordPress)), software de edição de vídeo – Movie Maker -  dentre outras, cronograma de datas, etc.

Roteiro: Em televisão, dupla relação desenvolvida em duas colunas, constando, na primeira, na ordem de aparecimento em cena, a relação de objetos e movimentos; na segunda, defronte, as falas que lhes devem corresponder no tempo.
Criação: ação ou efeito de criar, de tirar do nada; nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e arte.
Planejamento: ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento; determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingí-los; planificação de serviços.
Pré-produção: em Cinema,Televisão e Informática – estágio anterior à edição de um vídeo ou título interativo, durante o qual são feitos o projeto do título e a coleta da mídia.
Direção: cargo de diretor; ação ou efeito de dirigir ou dirigi-se.
Gravação: ato ou efeito de gravar; processo de fixação e reprodução de som, por meio de fita magnética; analógica, informática: armazenamento de sinais em sua forma natural sem conversão para forma digital; Vídeo Linear, Cinema e Televisão: sequência, gravada em videotape, que é editada mediante a inserção ou remoção de novos quadros, sem alteração da ordem dos outros quadros; Vídeo não-linear, Cin e Telev: método de edição de uma sequência, no qual o vídeo é digitalizado e armazenado em um computador, podendo o editor, então, cortar e mover quadros em qualquer ordem, antes de emitir a sequência final.
“A regra é: imagem e palavras andas juntas. O conflito entre elas deve ser evitado, uma vez que distrai o público; mas se ainda assim ocorrer, prevalece o poder da imagem”. (BARBEIRO; LIMA, 2002, p. 68. Luciana Bistame e Luciane Bacellar, em Jonalismo de TV complementam “As imagens também dão força e credibilidade à notícia”. (BISTANE; BACELLAR, 2005, p. 41).
Além de imagem e palavra, a edição também precisa valorizar outros elementos narrativos como o som ambiente, o uso adequado de trilha sonora ou de um efeito visual.
O desafio maior é condensar uma pesquisa em 7 minutos. O tempo é relativamente curto para se aprofundar no conteúdo. Selecionar o essencial é a tarefa mais complicada , mas o suficiente para trabalhar e expor somente o relevante, pois, além disso haverá outros grupos para apresentarem seus projetos. Para serão somente algumas aulas.
Finalização: Ato ou efeito de finalizar.

Fonte de informação:
GIRÃO, Ligia Cirino (2002); e
dicionário on-line acesso em: 08/02/2012.

Um dos vídeos reportagem elaborado pelo grupo do aluno Maicon Douglas Valverde, do 3 ano do E.M de 2011, encontra-se no site do YouTube, através do seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Ebqvia1lsVw, esse foi o trabalho que ficou 100% satisfatório, atingindo os objetivos propostos, antes de começar, assista-o.